Tradição em Livro

LANÇAMENTO
Influência
O Influência conta a história da formação cultural dos gaúchos, sob o olhar da equitação crioula. Forjada na luta de adaptação de um povo ao novo continente americano, a narrativa, embora conhecida, renasce através de uma releitura, buscando nas entrelinhas uma revisão de acontecimentos que se cruzam, se mesclam e perseguem fontes abrangentes para culminar em um relato conciso, baseado em meticulosa pesquisa e enriquecido com fragmentos de textos com suas grafias originais. Resultado do trabalho de incríveis 20 anos de ininterrupta investigação histórica, cujo trabalho resultou num rico panorama das origens do povo sulino – com uma grande carga cultural, culminando na grande arte dos gaúchos: uma descrição minuciosa do apero crioulo. Assim, o livro valoriza o regionalismo e o culto às tradições gaúchas.


Antonio Chimango
Antônio Chimango encontra, dentro da literatura rio-grandense, o merecido título de clássico. Escrito em 1915 por Amaro Juvenal, pseudônimo de Ramiro Barcelos, no calor das disputas políticas daqueles turbulentos anos que culminariam na Revolução de 1923, o poema, como bem expressou Augusto Meyer, pode ser entendido como dois em um: o primeiro é a sátira, alusão à Borges de Medeiros e ao seu infindável “reinado”; já o segundo é o descritivo, um memorial de conhecimentos campeiros narrados durante uma tropeada feita pelo tio Lautério, um pobre que anda tropeando, um autêntico gaúcho da nossa campanha. Mas que sátira é essa? E o que pode nos ensinar o tio Lautério acerca das suas vivências de campo? Buscando oferecer ao leitor os subsídios necessários para o seu entendimento, decidi escrever a história por trás de Antônio Chimango. E mais: ao ter esta edição um profundo caráter gauchesco, procurei enriquecer as notas com vivências e conhecimentos de autênticos campeiros do nosso tempo, oferecendo um verdadeiro reservatório de oralidade e tradição.

Tipos de Gaúchos na Revolução de 1923
Em Tipos Gaúchos na Revolução de 1923, através da análise de uma seleção de fotografias, fazemos um verdadeiro mergulho nos anos 1920 para observarmos aspectos, tais como usos e costumes, pilchas e arreios utilizados 100 anos atrás. Em formato inédito, o livro é um verdadeiro presente para quem quer conhecer um pouco mais sobre a tradição gaúcha; também, uma justa homenagem àqueles bravos rio-grandenses no ano em que a Revolução Libertadora completa o seu centenário.
2ª EDIÇÃO - Prevista para março/2025

Passo Real do Candiota

"O Passo Real é um livro muito especial para mim. Ele foi escrito com base nas histórias que o meu avô contava, desde a minha infância.
Assim, na primeira parte do livro, são relatados os temas inerentes ao campo, descrevendo como funcionava a criação de gado no início do século XX, o auge e declínio da ovinocultura, as diversas particularidades das estâncias, como o relacionamento com os funcionários (peões de campo), as cercas, a doma, vida na campanha, o manejo do gado e medicações, as tropas e tropeiros, entre outros temas.
Na segunda parte, são relatados os causos. Alguns deles campeiros, outros supersticiosos, engraçados; muitos ocorridos com meu avô e outros tantos tomados desses atores anônimos que pertencem a esse fascinante universo do campo. Todos se passam na região da fronteira, baseados exclusivamente na oralidade."

Influência
O projeto Influência conta a história da formação cultural dos gaúchos, sob o olhar da equitação crioula e que culminou na arte dos aperos. Forjada na luta de adaptação de um povo ao novo continente americano, a narrativa, embora conhecida, renasce através de uma releitura, buscando nas entrelinhas uma revisão de acontecimentos que se cruzam, se mesclam e perseguem fontes abrangentes para culminar em um relato conciso, baseado em meticulosa pesquisa e enriquecido com fragmentos de textos com suas grafias originais, resultado de 20 anos de ininterrupta investigação histórica.
A iniciativa alia a escrita, a imagem e os meios digitais na narração de cenas basilares, que culminaram na formação da identidade gaúcha. Sob o olhar aguçado do fotógrafo Eduardo Rocha – responsável pela produção de fotografias que são mais que recriações históricas -, a escrita cuidadosa de Henrique Fagundes da Costa - cujo trabalho meticuloso de pesquisa resultou em um rico panorama das origens do povo sulino – o projeto Influência traz a público um conteúdo ágil e substancial, aliado a um projeto gráfico arrojado, com uma grande carga cultural, que valoriza o regionalismo e o culto às tradições gaúchas.
1ª EDIÇÃO - 2020
2ª EDIÇÃO - 2022
3ª EDIÇÃO - Set/2024
