

PALESTRAS
É muito difícil estabelecermos um ponto de partida, especialmente quando falamos de formação cultural e intelectual. A minha infância e adolescência se deram em contato com o meio rural, com as paisagens da fronteira e com as pessoas simples que povoam a nossa campanha. O campo é uma parte viva da minha vida e, em 2004, quando iniciei a pesquisar para o que seria o Influência, eu já trazia essa bagagem. Mas o que eu não imaginava era que eu levaria mais de 15 anos para concluir o livro, que como diz o seu subtítulo, conta “Uma breve história de como a equitação transformou o curso da humanidade e como essas influências atravessaram o Atlântico para originar o povo gaúcho.” Uma história vasta, que percorre desde a antiguidade clássica, passando pelo período medieval, a formação cultural da península ibérica, a conquista, os povos originários da América até resultar na formação do gaúcho, para culminar nas suas grandes artes, que são os aperos, com as suas distintas técnicas de fabricação e adorno. Assim, também percorri os saberes e fazeres do nosso povo, com especial atenção nos teares, prataria e guasqueria, artes tipicamente crioulas.
Nestes 20 anos de ininterrupta investigação histórica, estudei, em profundidade, a história do gaúcho, mas também as histórias de Portugal e Espanha, da América, do Uruguai e Argentina, além é claro, do Brasil e do próprio Rio Grande do Sul. E assim, as pesquisas que tiveram origem na vontade de escrever um livro que preservasse a nossa cultura de campo, também passaram a ganhar formatos diferentes, como vídeos, documentários, podcasts e participações em programas de rádio, além da apresentação de palestras e seminários, em ambientes tão variados como CTGs, escolas, congressos e feiras agropecuárias. Entre essas apresentações, destaco as citadas a seguir:
-
“Os arreios gaúchos: usos e costumes” - Seminário de Pilchas e Encilhas, Campos Novos, Santa Catarina, agosto de 2023.
-
“Gaúcho: vestido de História” - Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, dezembro de 2023, abordando a História do gaúcho.
-
“Centenário da Revolução de 1923” - São Francisco de Paula, dezembro de 2023.
-
“Las leyendas americanas y el caminho de la plata em Argentina, Uruguay y Brasil” - Museo Gaucho, Expo Rural 2024, Buenos Aires, Argentina.
-
“A evolução da pecuária e o impacto no surgimento do gaúcho” - Workshop Gestão Pecuária, Estribo Hotel, agosto de 2024.
-
“A História do gaúcho”
Em "A história do gaúcho", vamos analisar como este personagem surge e como se torna tradicional. Para entendermos como isso ocorreu, vamos percorrer a cultura de diversas civilizações desde a antiguidade até os nossos dias. Examinamos como essas diferentes culturas chegam na Espanha e Portugal para então atravessar o Atlântico. Já em terras americanas e especialmente no pampa, observamos todo o contexto, onde a mistura com os povos originários, o aporte de influências, o ambiente e as formas de trabalho irão resultar no nascimento desse mítico personagem, que chega aos nossos dias transformado num sinônimo de forte cultura popular. Vamos observar as suas vestimentas e arreios bem como aspectos sociais deste que é um verdadeiro símbolo do Rio Grande do Sul.
*CONTEÚDOS E CARGA HORÁRIA AJUSTÁVEIS DE ACORDO COM O EVENTO.




