top of page
  • Instagram
Buscar

"Na Estrada" Com Henrique Fagundes da Costa

  • Foto do escritor: Henrique Tradição em Livrro
    Henrique Tradição em Livrro
  • 12 de fev.
  • 2 min de leitura

Alguns projetos surgem de um longo planejamento, de espera, de um desejo que muitas vezes ultrapassa a nossa capacidade de realização. Outros são espontâneos. Nascem daquilo que entendemos como necessário, como algo que gostaríamos realmente de fazer. O “Na estrada” é um desses casos. Quando iniciei em 2004 as minhas pesquisas, entendi que eu precisava consultar dois tipos de fontes: as formais, ou seja, os livros, os documentos, os mapas e as “informais”, fruto de oralidade, de conhecimentos, dos saberes populares que estão enraizados na terra. Mas antes desse marco inicial de 2004, eu já havia trilhado muito os caminhos de terra do nosso interior. Talvez por um gosto pessoal, talvez pela condição familiar ou por ter nascido na fronteira, mas eu andei muito pelos nossos corredores, conheci muitas estâncias, cabanhas e lugares interessantes. Conheci muitas pessoas, ouvi muitas histórias – os causos de galpão. Ao mesmo tempo e por gostar de História, sempre me chamou atenção o nosso patrimônio artístico e arquitetônico. Por onde andava, sempre aquele casario antigo despertava o meu olhar – como um chamado. Museus, igrejas, cemitérios e prédios públicos sempre foram, para mim, um verdadeiro “depósito” de arte e História.


Aliado a isso, desperta em mim especial atenção empreendimentos que consigam aliar sustentabilidade, preservação do patrimônio, fomento ao turismo e que consigam aliar a valorização dos produtos que são feitos aqui com o ingrediente cultural. Na contramão de tudo isso, seguido eu escuto coisas como “precisamos evoluir”; “precisamos trazer o progresso”, numa tentativa de desfazer aquilo que é antigo, aquilo que está aqui “desde sempre”. Falam que os museus só guardam coisas velhas e que aqui “não tem nada de bom”, “não tem nada pra ver”, que não há turismo “porque não temos nada”…Eu penso exatamente o contrário. Temos muito. Uma terra extraordinária, um legado artístico e histórico fantástico, pessoas com muito a dizer, regiões de rara beleza, muitos empreendimentos e mesmo lugares com enorme potencial turístico e que precisam ser conhecidos. Assim surgiu o “Na estrada, com Henrique Fagundes da Costa”.

 


O que é o projeto?

 

Na Estrada é um projeto que surgiu do desejo comum de dois amigos, Bruno Martins, e eu, Henrique Fagundes da Costa, de registrar as belezas do interior do Rio Grande do Sul. Mas mais que simplesmente apresentar belos cenários, o programa Na Estrada, pensado para ser veiculado no YouTube visa contar histórias, apresentar o nosso patrimônio artístico e cultural, a vida no campo, a tradição gaúcha, as nossas potencialidades turísticas e gastronômicas e empreendimentos que unam, de certa forma, todos esses elementos.

 

Serei o apresentador do programa: como pesquisador dedicado à figura do gaúcho e a sua história, somo uma experiência de 20 anos de pesquisas, difundidas em livros, além de uma ampla difusão cultural nas Redes Sociais, palestras, podcasts e participações em diferentes documentários.

 

A frequência inicial dos programas será de um episódio por mês, com a meta de evoluir para programas quinzenais.

 


Ficou interessado?


Então fica ligado no meu Instagram que em breve vamos lançar o primeiro episódio, gravado em Jaguarão!

 
 
 

コメント


HENRIQUE-simbolo.png
bottom of page